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sexta-feira, 12 de junho de 2009

Audis TTS e S3: este “S” que faz toda a diferença

Quando cheguei à sede mundial da Audi, em Ingolstadt e vi o TTS e o S3 esperando por mim, esqueci da vida. Deixei de lado o cansaço, mesmo tendo viajado de avião a madrugada inteira sem conseguir dormir mais que três horas. E nem senti o frio que fazia no momento – estava cerca de 1ºC, vento e chuva fina, tipo clima de fim de inverno alemão. Só que voltei no tempo. Parecia uma criança que estava prestes a brincar com seus novos carrinhos logo após ganha-los de presente.

Neste caso, a “brincadeira” seria ainda mais interessante do que quando era pequeno. Eu iria dirigir cada um deles pelas ruas da cidade e, no dia seguinte os levaria para a pista de testes da Audi em Neustadt, cidade ao lado de Ingolstadt. Os dois chegarão ao mercado brasileiro no fim do ano,mas tanto o TTS quanto o S3 foram apresentados na Europa em 2008.

Porém, percebi que ambos ainda chamam a atenção do público europeu. Em um momento curioso, logo após sair da fábrica, umgrupo de jovens parou de jogar futebol ver passar os dois modelos. Com isso, a bola deles acabou caindo num riacho. Eles nem ligaram e continuaram concentrados nos esportivos, admirando-os até perdê-los de vista.

Audi TTS
O TTS é uma resposta da Audi aos Porsches Caymann e Boxster. Como precisava de um carro mais forte para competir com eles, a equipe de engenharia da marca adicionou intercooler e retrabalhou a taxa do motor 2.0 TFSI do TT. Com isso, a potência máxima saltou para 272 cavalos, 27 cv a mais que os Porsches.


Com carroceria híbrida (aço na frente e alumínio no resto), pesa 1.415 kg e oferece uma relação peso-potência de 5,2 kg/cv. O câmbio é o automático S Tronic (duas embreagens, uma para as marchas pares e outra para as ímpares) de seis velocidades . Os amortecedores são magnéticos, com duas regulagens: conforto e dinâmico. Ao escolher a segunda opção, o carro fica 1cm mais baixo e mais óleo é injetado nos amortecedores, deixando-os mais rígidos, para condução esportiva.

Enquanto estive na cidade não pude acelerar muito, pois na Alemanha há muito mais radares que no Brasil, exceto em trechos liberados. Porém foi possível perceber que o carro com asuspensão no conforto, é bastante agradável. A troca de marcas automática não é sentida, e a direção extremamente macia e precisa. Até esqueci que estava dirigindo um esportivo. Depois coloquei o amortecedor no modo dinâmico para sentir a diferença, e o TTS ficou duro para circular em áreas urbanas.

Quando fui para estrada, joguei a troca de marcha para o manual através de borboletas, e acelerar passou a ser mais divertido. Com ronco bem grave, bastava uma pisada no acelerador para eu grudar no banco. Segundo a Audi, o modelo vai de 0 a 100 km/h em 5,4 segundos. A cada troca de marcha com a rotação mais elevada, o escapamento dava um pequeno estouro, e a sensação era de estar pilotando. Ou seja, era preciso olhar no velocímetro o tempo todo par não correr demais.

No dia seguinte, na pista fiz vários exercícios de slalon. Com a suspensão dinâmica ele vi o bicho. Ajuda também o tamanho dos pneus: 245/40, aro 18. Com essa receita, mais o controle eletrônico de estabilidade ligado, eu fazia curvas a 130 km/h sem escapar. Fiz o exercício com a suspensão no modo conforto. Ele perdeu um pouco em esportividade, mas continuou bastante seguro. Já com o controle desligado precisei manerar um pouco

S3, um A3 apimentado
O S3 passa a ser uma boa escolha para quem espera mais esportividade do A3 e não tem condições de chegar ao TTS. Apesar de serem veículos destintos, o S3 não perde muito em desempenho para seu “primo” esportivo.

Possui o mesmo motor do TTS, mas o retrabalho nesse caso o faz atingir potência de 265 cv. Com 1.515 kg, a relação peso-potência d S3 (5,71 kg/cv)é um pouco maior que a do TTS. Na aceleração de 0 a 100 km/h, leva 5,5 segundos, quase o mesmo tempo do TTS. Também possui câmbio S tronic (com opção de trocas por borboleta) e amortecedor magnético.

Na cidade, respeitando os limites de velocidade, o S3 parecia um A3. Confortável e com boa visibilidade, o modelo revelou-se até silencioso. Isso com a suspensão no modo conforto, pois com a outra opção ficava muito duro.

Na estrada, o S3 provou sua vocação esportiva. Quando precisei acelerar o modelo não decepcionou e mostrou-se bastante ágil, mesmo com trocas automáticas. Com a suspensão no modo dinâmico, o S3 lembrava o A3. O ronco do motor em altas rotações também não empolga.

Na pista, tentei fazer curvas fechadas a 130 km/h, mas o modelo não segurou tão bem quanto o TTS. Uma das razões, segundo um dos pilotos de testes da Audi, pode ser o tamanho dos pneus, 225/40, um pouco menores. De qualquer forma, a 120 km/h, o S3 não escapava. Prova de que também é um esportivo confiável.

fonte:revistaautoesporte.globo.com

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